A economia de água na sustentabilidade das empresas
Empresa capixaba inova em solução para evitar o descarte impróprio de água contaminada

Hoje, cerca de 844 milhões de pessoas no mundo carecem de água potável para viverem dignamente. A resolução da ONU (Organização das Nações Unidas) deste ano afirma que se os padrões permanecerem, bilhões de pessoas estarão em escassez absoluta de água doce até 2025.

A crise global de água causada pela crescente demanda de recursos hídricos, principalmente, para atender às necessidades agrícolas, industriais e comerciais é um dos grandes desafios a ser enfrentado. Em um país como o Brasil, que detém 12% de água potável do planeta, essa preocupação é rara entre as empresas brasileiras, que ainda cultivam práticas poluentes e poucos sustentáveis.

Ainda assim, há quem se destaque por fazer diferente. A Reframax Engenharia, empresa de aplicação de revestimento refratário e isolamento térmico, localizada na Serra, percebeu um problema durante as inspeções da água que era descartada. O processo pelo qual passava o líquido envolvia muitas substâncias que modificam o seu Ph, e o tornava impróprio para o uso. A solução encontrada foi a utilização de um sistema de recirculação para reaproveitamento de toda a água utilizada no processo de corte de tijolos refratários.

O processo de tratamento e reutilização da água gerou uma economia também no consumo hídrico da empresa, que em 2018 resolveu implantar o projeto em todas as suas áreas de atuação. O programa se ampliou dentro da empresa, e despertou nos funcionários uma consciência de consumo também em outros setores, desde reaproveitamento de água da chuva até redução do uso de papel.

Ercio Eustáquio Filho, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, afirma que hoje não é mais aceitável que as empresas não se preocupem com a preservação de recursos naturais que estão cada vez mais escassos. “A empresa que não pensa no social não consegue se manter. Ter esse olhar para o futuro não é só cuidar do próprio negócio, é garantir que os nossos filhos, a nossa cidade, a nossa região ainda possam contar com esse bem primordial que é a água”, explica.

A iniciativa da empresa ganhou o reconhecimento do Prêmio Farol do Bem de 2018. A premiação é um incentivo ao desenvolvimento de ações sustentáveis dentro das empresas, organizado pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado (Sindifer). Para Ercio, a conquista é motivo de muito orgulho, “O Prêmio está alinhado com os valores sociais que queremos, isso só reforça a cultura que já temos aqui na Reframax, e estimula para que novas práticas como esta surjam”, conclui.

Valorizando boas ações
O Prêmio Farol do Bem acontece novamente este ano, consagrando as boas práticas das organizações. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do Sindifer até o dia 20 de novembro, por qualquer empresa capixaba que executa projetos inovadores e sustentáveis voltados para as áreas de educação, saúde, meio ambiente, ação social e inovação.

Confira o regulamento e a Ficha de Inscrição no site: www.sindiferes.com.br.

Prêmio Farol do Bem 2019
Inscrições: Até o dia 20 de novembro
Público-alvo: Projetos/ações realizadas por empresas, instituições, ONGs, universidades e outras organizações
Categorias: Educação, Saúde, Meio Ambiente, Ação Social e Inovação