Projeto mobiliza crianças e adultos em prol da preservação
O programa tem como objetivo gerar ações conscientes no âmbito escolar

Muito tem sido debatido sobre conscientização e preservação do meio ambiente para a formação de uma sociedade mais consciente e menos consumista, numa forma de criar novas gerações com consciência ecológica.  Com isso, cada vez mais empresas e cidadãos têm se mobilizado para criar ações educativas em busca de soluções para problemas ambientais.

E foi pensando nisso que o ex-gerente da Vale, João Roberto Vasco Gonçalves, buscou abordar a educação ambiental em diversos âmbitos em seu projeto de educação ambiental dentro de escolas, utilizando uma linguagem amena e cenas do cotidiano das crianças. “Há dois anos, surgiu o projeto: ‘Consciência Ambiental – Educando o cidadão desde o ensino fundamental’, onde o nosso objetivo é promover a cidadania, transformando novas gerações para se tornarem adultos mais sustentáveis”.

Ele conta que a equipe do programa vai até as escolas, a convite da direção, e seguindo a programação escolar, introduzem a educação ambiental de forma que os alunos possam compreender e os professoram aplicam esse aprendizado no decorrer do ano.

Gonçalves iniciou o seu projeto com base na experiência de cuidar da parte ambiental relativa a sua atividade em manutenção industrial, e também de sua participação na comissão interna de meio ambiente. A proposta que passou por cinco escolas e mobilizou aproximadamente 150 crianças, traz ao aposentado um sentimento de orgulho e dever cumprido, impulsionando ainda mais o desejo de expandir o projeto.

A ideia surgiu após algumas palestras ministradas pelo aposentado, onde ele apresentava para a comunidade empresarial soluções para treinamento interno, por meio de apresentações de palestras, voltadas para a realidade de cada empresa. Onde, dessa forma, ele conseguia apresentar aos empresários e funcionários como é possível promover atividades sustentáveis com base no que cada empresa pode oferecer.

Devido aos bons resultados gerado pelo programa, Gonçalves decidiu inscrever o seu projeto no Prêmio Farol do Bem, uma iniciativa do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (Sindifer), sendo um dos ganhadores da Edição de 2018.

O empreendedor conheceu o prêmio, enquanto frequentava a manutenção e os seminários Sindifer, neste ano espera participar da premiação com um novo projeto: ‘Consciência Ambiental – Educação Ambiental Nas Empresas’, voltado para educação de jovens e adultos. “Espero alcançar os termos das normas do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), utilizando de uma linguagem mais jornalística a altura da compreensão de todos”, pontua.

Valorizando boas ações
O Prêmio Farol do Bem acontece novamente este ano, consagrando as boas práticas das organizações. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do Sindifer até o dia 20 de novembro, por qualquer empresa capixaba que executa projetos inovadores e sustentáveis voltados para as áreas de educação, saúde, meio ambiente, ação social e inovação.

Confira o regulamento e a Ficha de Inscrição no site: www.sindiferes.com.br.

Prêmio Farol do Bem 2019
Inscrições: Até o dia 20 de novembro
Público-alvo: Projetos/ações realizadas por empresas, instituições, ONGs, universidades e outras organizações
Categorias: Educação, Saúde, Meio Ambiente, Ação Social e Inovação