Área do Associado:

Esqueci minha senha

Associe-se

Associe-se

Agenda

Notícias

FINDES apoia programa para estimular exportações

O governo do Estado e a Apex-Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações, lançaram nesta quinta-feira (06) o novo ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), em solenidade no Palácio Anchieta, com a presença de autoridades públicas, empresários e representantes do setor produtivo. A Federação das Indústrias do Espírito Santo participou do encontro e manifestou apoio à iniciativa.

O Peiex tem o objetivo de preparar as empresas brasileiras para começar a exportar seus produtos e serviços de forma planejada e segura, com a orientação de profissionais especialistas em comércio exterior. (Veja no final como participar)

O núcleo operacional do Peiex já está operando em Vitória, mas as empresas capixabas podem contar também com o apoio de outros dois polos de atendimento: em Linhares, com foco no atendimento a empresas localizadas na região norte do Estado; e em Cachoeiro de Itapemirim, voltado às empresas da região sul. O programa é um serviço totalmente gratuito e oferece atendimento customizado in loco, participação em oficinas de qualificação e rodadas de negócios.

“Vejo que os empresários que estão aqui fazem parte daquele grupo que em vez de chorar, prefere vender lenço. É a turma que está buscando romper fronteiras, buscando novas oportunidades. Precisamos todos, como sociedade, pensar além das fronteiras, que só existem para a gente estudar geografia. A Findes está aqui para dar todo o apoio necessário para as empresas, para ajudar na capacitação, no acesso ao crédito, no diálogo com os poderes. Podem contar com a gente para ajudar no que for possível”, afirmou o presidente da Findes, Léo de Castro.

O governador Renato Casagrande destacou o histórico exportador do Espírito Santo: “Os programas são instrumentos importantes em nossa ação estratégica de governo. O Estado é o mais bem organizado do país e, com a retomada da economia, na qual acreditamos, precisamos estar preparados para ampliar as ações e ser cada vez mais competitivos. O comércio exterior sempre foi uma grande oportunidade para os capixabas. Temos uma economia muito aberta em comparação a outros Estados”.

O primeiro ciclo do Peiex foi realizado entre 2015 e 2018 e foram capacitadas 146 empresas. “Nesta nova etapa, com a distribuição dos novos polos de atendimento, a Apex-Brasil ampliará sua abrangência de atuação para novos municípios, contribuindo com o fortalecimento da capacidade econômica do Estado”, afirmou o presidente da Apex-Brasil, Sérgio Segovia. Ele destacou ainda que 44% das empresas atendidas são micro e pequenas empresas.

A expectativa é que o programa no Espírito Santo qualifique, em um período de 24 meses, 200 empresas para atuarem de forma competitiva no mercado externo. O programa visa a atender empresas brasileiras não exportadoras ou iniciantes que atuam nos diversos setores da economia. A equipe de extensionistas da Fapes, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação, também parceira do programa, já iniciou atendimento a empresas de rochas, celulose, máquinas e equipamentos, alimentos e bebidas, cosméticos, madeira e móveis e têxtil e moda. Outros setores poderão aderir.

De acordo com levantamento realizado pelo núcleo do Peiex, empresas do setor de bebidas, alimentos e agronegócios representam 51% do total de adesões ao programa. Na sequência, aparecem os empreendimentos do setor de moda, com 14%. Negócios na área da construção e cosméticos representam 7% e 6% do total de adesões, respectivamente. No levantamento regional, a área metropolitana lidera o total de atendimentos realizados pelo Peiex, com 54%. A região norte representou 24% e a região sul 21%.

Inscreva-se!

Podem participar do programa empresas de qualquer porte instaladas no Espírito Santo (exceto Micro Empreendedor Individual), que tenham produtos ou serviços exportáveis e com valor agregado, capacidade para atender o mercado externo e que se comprometam em atender as etapas do projeto.

Os interessados devem baixar a Ficha de Inscrição (Clique Aqui). Em seguida, devem preencher a ficha e enviar para o e-mail peiex@peiex.es.gov.br.

Por Andre Hees
 

Publicado: 07/02/2020
Sindifer -  Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo

Endereço Sede:

Rua Juiz Alexandre Martins de Castro Filho, nº 180 – Ed. Cesar Daher Carneiro, Santa Luiza - Vitória/ES - CEP 29045-250
Telefones: 27 3225-8457 - 27 3225-8821
E-mail: sindiferes@sindiferes.com.br
Findes

CNI
Site desenvolvido por Tribo Propaganda