Guedes anuncia injeção de R$ 147,3 bilhões na economia e medidas de apoio a empresas

O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou nesta segunda (16/3) que o governo pretende injetar até R$ 147,3 bilhões na economia nos próximos três meses para amenizar o impacto do coronavírus sobre os mercados e o sistema de saúde. Segundo o ministro, a maior parte dos recursos vem de remanejamentos, de linhas de crédito e de antecipações de gastos, sem comprometer o espaço fiscal no Orçamento.

De acordo com Guedes, até R$ 83,4 bilhões serão aplicados em ações para a população mais vulnerável, até R$ 59,4 bilhões para a manutenção de empregos e pelo menos R$ 4,5 bilhões para o combate direto à pandemia.

A ideia é que esses valores sejam injetados na economia nos próximos três meses. A lista inclui medidas que já foram anunciadas desde a semana passada e novas iniciativas divulgadas nesta segunda.

Entre as ações está a transferência de valores não sacados do PIS/Pasep para o FGTS, para permitir novos saques, com impacto de até R$ 21,5 bilhões. O governo também decidiu antecipar o abono salarial para junho, com injeção de R$ 12,8 bilhões.

Outras medidas com foco nas empresas, segundo o jornal O Globo, são a possibilidade de adiar o pagamento do FGTS por três meses - sem afetar o recebimento dos valores por parte dos trabalhadores. A União também deixará de recolher impostos do Simples Nacional pelo período.

Serão ainda ofertados R$ 5 bilhões de crédito do Proger/FAT para micro e pequenas empresas, além de reduzidas à metade as contribuições do Sistema S pelos próximos três meses.

Aposentados

Segundo o ministro, o pacote de medidas inclui a antecipação da segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas do INSS para maio - liberação de mais R$ 23 bilhões. Na semana passada, o governo já tinha anunciada a antecipação da primeira parcela do 13º para aposentados e pensionistas para abril.

Como antecipou o Estadão/Broadcast, também será incrementado o programa Bolsa Família, com a inclusão de mais 1 milhão de beneficiários. O impacto é de R$ 3,1 bilhões.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Foto Adriano Machado / Reuters