BOLETIM ECONÔMICO CAPIXABA DE MARÇO REÚNE AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES ACERCA DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS

O assunto do mês de março em todo o mundo foi a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Além de constituir um grave evento de saúde pública de proporções inéditas nos tempos recentes, a pandemia trouxe desdobramentos de ordem social e econômica a todos os cantos do planeta.

O volume e o fluxo de informações acerca da pandemia do novo coronavírus são colossais, englobando desde as instruções de saúde, higiene e precaução à doença, passando pelas discussões sobre as quarentenas e medidas de isolamento social como forma de achatar as curvas e não colapsar os sistemas de saúde. E, como ocorre geralmente nesses eventos (epidemias) há a seara dos estudos científicos que buscam experimentar remédios, acelerar o desenvolvimento de uma vacina e traçar cenários epidemiológicos de evolução da doença. Por fim, temos as medidas de apoio à economia, às empresas e às famílias, oriundas de todos os cantos do mundo, em todos os níveis de governo.

Tudo isso posto, excepcionalmente neste mês de março, o Boletim concentrou esforços em reunir de forma mais organizada possível as principais e mais atualizadas informações a respeito dos impactos e das medidas dedicadas ao enfrentamento da crise social e econômica decorrente da pandemia. Por esse motivo, as análises dos indicadores mensais tradicionais, ainda que presentes, ficaram em segundo plano.

A publicação completa pode ser acessada clicando aqui. Ela se inicia com uma seção especial sobre a caracterização das pandemias e os esforços internacionais já anunciados em termos políticas monetária e fiscal.

A seção seguinte, de Cenário Econômico, aborda as projeções do impacto da crise no crescimento econômico do Brasil e do mundo, além de reunir as medidas econômicas anunciadas pelo Governo Federal. Medidas adotadas pelo Governo do Estado do Espírito Santo podem ser conferidas, em especial, nas seções de Crédito e Finanças Públicas Estaduais.

Por fim, o Boletim Econômico deste mês traz três anexos especiais com a listagem das principais medidas econômicas implementadas em vários países do mundo, no Brasil e no Espírito Santo, possibilitando um acesso direto e mais organizado às informações.

O Boletim Econômico Capixaba é uma publicação mensal do Ideies sobre a conjuntura econômica do Espírito Santo e do Brasil. Especialmente neste mês de março, os esforços foram concentrados nos desdobramentos e nas medidas relacionadas à pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Para acessar todos os gráficos e tabelas desta edição do Boletim, clique aqui.

Fonte da Notícia: PORTAL DA INDUSTRIA ES Publicado: 01/04/2020