NOVO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA FINDES É ELEITO COM BASE NO NOVO ESTATUTO

O Novo Conselho de Administração da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), apresentada pela industrial Cristhine Samorini, eleita presidente no dia 30 de abril, foi aprovado na tarde desta quinta-feira, dia 28 de maio, por unanimidade. Composta por 20 nomes, entre vice-presidentes e conselheiros, a chapa teve o apoio de todos os sindicatos habilitados ao voto e comandará a entidade nos próximos três anos (2020-2023). A posse será em agosto.

Mesclando lideranças conhecidas e novos nomes do setor produtivo, a Diretoria tem o desafio de representar a diversidade da indústria capixaba. “Sem dúvida foi uma caminhada longa e um imenso aprendizado. Fizemos composições importantes dentro de um novo modelo de gestão para a Federação. O novo modelo tem foco na modernização, tornando a instituição mais transparente e com uma gestão participativa”, destacou a presidente eleita.

Nova Diretoria

O regulamento eleitoral da Findes prevê duas votações no intervalo de um mês. No dia 30 de abril, a candidata Cristhine Samorini, foi eleita presidente da Findes por unanimidade e teve um mês para apresentar a Diretoria Plenária, agora aprovada em segunda votação.

Novo estatuto da Federação tem como foco a modernização da governança

O novo estatuto foi aprovado em agosto do ano passado e o grande objetivo das mudanças é a modernização, tornando a instituição mais transparente e com uma gestão participativa. O estatuto passa a valer em agosto deste ano.

O modelo de governança agora é adequado à natureza privada da instituição, adotando as melhores práticas que são recomendadas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Além disso, entre as alterações, o Conselho de representantes passa a ser a Assembleia Geral.

O novo modelo de governança prevê um Conselho de Administração com 11 membros, sendo dois deles conselheiros independentes. Os conselheiros independentes têm a função de proporcionar um monitoramento da estratégia e um olhar externo à instituição.

Também foi criado um Comitê de Finanças, que assessora o Conselho de Administração e está integrado aos Órgãos de Assessoramento da Federação. Outra mudança é que a Diretoria Executiva passa a ser composta por executivos contratados e que já fazem parte do Sistema.

Fonte da Notícia: Findes Publicado: 28/05/2020