Área do Associado:

Esqueci minha senha

Associe-se

Associe-se

Agenda

Notícias

FINDESLAB CRIA CONEXÃO ENTRE STARTUP E SESI SAÚDE PARA AJUDAR AS INDÚSTRIAS NO COMBATE À COVID-19

Sesi Saúde fechou uma parceria com uma startup para oferecer soluções em Covid-19 para as empresas capixabas. Essa conexão só possível graças ao trabalho desenvolvido pelo Findeslab, o hub de inovação da indústria.

Triágil, uma startup social de saúde sediada no Rio de Janeiro, é uma das 14 participantes do Programa Findeslab de Empreendedorismo Industrial (PEI) e está desenvolvendo a solução para o desafio proposto pela Unimed, umas das oito empresas parceiras do programa. Por meio do monitoramento feito pela equipe do Findeslab junto às participantes, foi possível detectar o desenvolvimento do programa Teste do Corona pela Triágil, voltada para pacientes com suspeitas de Covid-19.

Trata-se de um sistema de monitoramento de sintomas, pelo qual é possível analisar, orientar e acompanhar pessoas com suspeitas de terem sido infectadas pelo novo coronavírus. Com a solução, são gerados dados importantes em questões de vigilância epidemiológica que podem ser usados por empresas e autoridades governamentais.

“Na última semana, foi formalizada essa atuação da startup com o Sesi, que vai oferecer esse serviço para todas as indústrias do Estado. Isso mostra a forte integração das nossas casas e dos nossos processos. O Findeslab, que é operado pelo Senai, desenvolveu esse programa de inovação aberta, identificou novas oportunidades de negócios com essa startup participante e criou essa conexão com o Sesi. É uma parceria onde todo mundo ganha, principalmente a indústria capixaba”, explicou a gerente de Inovação do Senai, Naiara Galliani.

Conexão

A metodologia do Programa Findeslab de Empreendedorismo Industrial envolve o monitoramento de todas atividades, projetos em desenvolvimento e novos projetos das startups participantes, em busca de melhorias e também para identificar oportunidades muitas vezes não percebida.

“A grande importância desse acompanhamento, desse monitoramento, é identificar possíveis riscos e potencializar oportunidades, como novos clientes e conexões. Esse importante papel de conexão é que agrega muito valor às relações entre o Findeslab e as startups. E estar próximo é que faz com que tudo isso aconteça. Foi isso que ocorreu quando identificamos o desenvolvimento da solução Teste do Corona pela Triágil, apresentamos a Diretoria de Inovação e Tecnologia, e foi fechado o contato com o Sesi Saúde”, explica Juliana Binda, especialista em Inovação do Findeslab.

Teste do Corona

O Teste do Corona desenvolvido pela startup social Triágil foi criado pensando na preocupação dos hospitais sobre a alta procura de pessoas com suspeita do vírus em um curto período de tempo, o que resultaria no colapso do sistema de saúde, público ou privado. A solução ajuda na realização de uma triagem, dando orientação e monitorando a evolução dos sintomas do paciente diariamente para saber se ele precisa ir a um hospital ou não. O sistema também gera dados importantes para a área de vigilância epidemiológica.

“Com o Teste do Corona, conseguimos auxiliar os gestores de saúde na identificação dos pacientes e colaboradores com suspeita de Covid-19, sendo assim possível mapear a evolução do coronavírus por departamento, áreas e regiões. Agradeço muito ao apoio da equipe do Programa Findeslab de Empreendedorismo Industrial, que vem nos ajudando a abrir portas no Estado do Espírito Santo. Além da parceria com o Sesi, que irá oferecer a solução para todas as indústrias do Estado, a Triágil desenvolve uma solução de Inteligência Regulatória para a Unimed de Vitória, parceira do programa de inovação do Findeslab”, afirmou Gustavo Carneiro Rocha, fundador e CEO da startup.

O sistema de monitoramento conta com a orientação de Bruno Scarpellini, um dos maiores especialistas de Infectologia do país, possuindo passagens por universidades nos EUA como a University of Pittsburgh, Johns Hopkins University, instituições públicas de destaque no cenário nacional UNIFESP, Fiocruz, PUC e até em empresas privadas como o Grupo Fleury e GlaxoSmithKline (GSK).

Em breve, a solução estará disponível para a indústria capixaba. A parceria entre Sesi e a Triágil, está diretamente ligada ao propósito do Findeslab, que acredita na promoção da inovação como fio condutor do aumento da competitividade da indústria capixaba e como caminho para transformar a vidas, além da economia do Espírito Santo.

O hub de inovação fomenta a inovação aberta e colaborativa com o objetivo de facilitar o acesso da indústria capixaba à soluções variadas e conectar o Espírito Santo a uma rede internacional de iniciativas, pessoas e entidades inovadoras.

 

Fonte da Notícia: Findes Publicado: 30/06/2020
Sindifer -  Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo

Endereço Sede:

Rua Juiz Alexandre Martins de Castro Filho, nº 180 – Ed. Cesar Daher Carneiro, Santa Luiza - Vitória/ES - CEP 29045-250
Telefones: 27 3225-8457 - 27 3225-8821
E-mail: sindiferes@sindiferes.com.br
Findes

CNI
Site desenvolvido por Tribo Propaganda