Sindifer ano 46, uma vontade de aço

A indústria metalmecânica   tem uma forte relação com a industrialização relativamente recente do Espírito Santo. Antes do processo deflagrado a partir da década de 60 como alternativa inevitável com  a erradicação – e consequente crise – dos cafezais do Espírito Santo, base da economia de então, tínhamos uma precária industrialização representada por  algumas pequenas manufaturas mecânicas e uma produção voltada estritamente para o consumo regional, de alimentos, bebidas, mobiliário e confecções.

Com o advento das grandes plantas industriais atendendo a um plano de descentralização econômica do período militar, os PNDs I e II que procuraram expandir  para além dos eixos metropolitanos do Sudeste, o desenvolvimento regional, criou-se uma demanda de produtos e serviços industriais  e com elas a oportunidade de diversificação da base econômica capixaba. Mais do que isso, queimando etapas de evolução, a nascente indústria metalomecânica e elétrica se constituía dentro dos parâmetros  que os grandes empreendimentos definiam para capacitar seus fornecedores. Empreendimentos de caráter multinacionai, os grandes projetos estabeleciam padrões de qualidade que determinaram um amadurecimento precoce da emergente indústria metalomecânica e elétrica.

Assim, em 1971 esses empreendedores pioneiros, já conscientes da necessidade de exercitar uma cultura associativista como recurso em favor de uma agenda de interesses comuns, fundaram o Sindifer –Sindicato da Indústria Metalmecânica e Elétrica do Estado do Espírito Santo. A mentalidade arrojada e a determinação dos fundadores da entidade em fortalece-la para melhor exercer sua representatividade setorial  foram decisivas para as tantas conquistas que o Sindifer contabiliza nessas quatro décadas e meia de existência. Em um momento em que as inovações tecnológicas instituem novos desafios para a atividade industrial, o Sindifer  chega ao seu 46º ano de fundação atento às demandas desses novos tempos. E propondo as discussões, reflexões e compartilhamentos que permitam a cada empresário e associado situar-se melhor e mais adequadamente frente às inevitáveis mudanças.

Lúcio Dalla Bernardina
Presidente do Sindifer – Sindicato da Indústria Metalmecânica e Elétrica do ES