Vale vai criar mil empregos para reduzir o pó preto

O investimento superior a meio bilhão de reais que a Vale vai fazer para reduzir a emissão de poluentes de seu parque industrial em Tubarão, Vitória - segundo informações da assessoria do governo do Estado -, vai movimentar o setor de prestação de serviços do Espírito Santo.

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado (Sindifer-ES), Lucio Dalla Bernardina, as medidas para mitigar a emissão do pó preto na Grande Vitória vão demandar, pelo menos, mil vagas de emprego em terceirizadas.

De acordo com Dalla Bernardina, profissionais das área das engenharias civil e mecânica serão os mais acionados. “Vai precisar de mecânico, projetista, soldador, pedreiro. Basicamente o que os setores de construção civil e metalmecânica empregam. A gama de pessoal é muito grande”, disse.

O presidente do Sindifer-ES comemorou o impacto positivo que o investimento da Vale vai trazer ao setor. “É uma ótima notícia. Acredito que, para a maior parte desses serviços, empresas capixabas vão ganhar a concorrência. O pessoal já está se preparando para atender às exigências”, frisou.

Um consultor empresarial explicou que esse tipo de investimento é dividido entre produtos e serviços. Ou seja, no mínimo R$ 250 milhões para cada.

“Como o prazo do investimento é de dois anos, são cerca de R$ 10 milhões por mês, com um custo médio de R$ 10 mil por prestador de serviço. O que, no cálculo, representa, no mínimo, mil pessoas empregadas”, ressaltou.

O objetivo do investimento da Vale é aliviar os problemas diagnosticados no relatório da Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb), contratada pelo governo do Estado para apontar falhas no combate à emissão de poluentes.

De acordo com o governo do Espírito Santo, o plano de investimentos será apresentado pela Vale dentro do prazo de um mês.

Procurada, a assessoria da Vale informou que o documento está em desenvolvimento, sem dar detalhes.

A determinação de melhora na qualidade do ar partiu do Ministério Público Estadual (MP-ES) e do governo do Estado.

Publicado: 26/07/2018