Empresas com melhores práticas de segurança no trabalho são premiadas
Oito empresas receberam o Prêmio Sesi de Boas Práticas, uma das ações da Semana Prevenir

Com o objetivo de promover a cultura da prevenção e do ambiente de trabalho saudável e seguro, o Prêmio Sesi de Boas Práticas em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) reconheceu oito empresas que se destacaram em três categorias, na última segunda-feira (26), na Federação da Indústrias (Findes).

A premiação integra a Semana Prevenir, e ao todo 13 empresas participaram com 18 trabalhos inscritos nas categorias Micro e Pequena Indústria, Média Indústria e Grandes Indústrias.

Na categoria Micro e Pequena Indústria a empresa Lafargeholcim (BRASIL) ficou em primeiro. Na Média Indústria a Viminas Vidros Especiais LTDA, e na categoria Grandes Indústrias a RIP Serviços Industriais – LTDA.

O trabalho de Jonathan Carboni Henck, vencedor do primeiro lugar na categoria Grandes Indústrias, consiste na aplicação de uma nova metodologia de treinamento, baseada em técnicas de andragogia e gamificação, utilizadas para desenvolver a composição de cinco jogos voltados para a área industrial. “Essa premiação é o momento mais simbólico na área de saúde e segurança do trabalho no estado do Espirito Santo. Reconhecer práticas em prol da saúde e segurança dos trabalhadores é tão fundamental quanto a sua disseminação para combater o risco dos acidentes de trabalho”, disse.

A empresa Viminas Vidros Especiais levou a primeira colocação Média Indústria com o trabalho ‘Suporte para Lonamento de Caminhões na Doca’, realizado pelos autores Cláudio Antônio Coelho, Gildásio de Jesus dos Santos e Warlyson Nieiro da Rocha. O projeto desenvolveu um suporte para tornar o processo da lonagem dos cavaletes que armazenam as peças de vidro na carroceria do caminhão mais seguro, prático e ágil. Eliminando o trabalho em altura e a exposição do colaborador sobre o cavalete.

Já a empresa LafargeHolcim inscreveu o Programa VPC – Visible Personal Commitment / Compromisso Pessoal Visível, produzido pelos autores Wadson Vitor Tavares e Arthur Boniolo de Oliveira. O intuito do Programa é eliminar os comportamentos inseguros e trazer melhorias nas condições de trabalho, alcançando a redução de acidentes na empresa, focando na conscientização e motivação do trabalhador quanto ao desenvolvimento da percepção de risco. Possui abordagem e interação entre liderança e colaboradores, com enfoque na análise comportamental durante a realização das atividades.

O prêmio é promovido pelo Sesi-ES e integra a Semana Prevenir, uma realização do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do ES (Sindifer-ES) com patrocínio do Sebrae/ES e apoio de A Gazeta, ArcelorMittal e Vale.

Conheça todos os ganhadores:

CATEGORIA: Micro e Pequena Indústria
2º LUGAR: FHF Pneus
Tema do Trabalho: Colaborador Saudável, Indústria Saudável
autoras: Valkineria Cristina Meirelles Bussolar e Roberta Milaneze

1º LUGAR: Lafargeholcim (BRASIL) S.A.
Tema do Trabalho: Programa VPC – Visible Personal Commitment / Compromisso pessoal visível
Autores: Wadson Vitor Tavares  e Arthur Boniolo de Oliveira

CATEGORIA: Média Indústria
3º LUGAR: PMI South America Consumer Goods Ltda