1º MOVIMENTO CONCILIATÓRIO DA INDÚSTRIA REGISTRA R$ 500 MIL EM ACORDOS

A Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), por meio do Conselho Temático de Relações do Trabalho (Consurt), e o Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-ES) promoveram a primeira edição do Movimento Conciliatório da Indústria. Com a participação de quatro indústrias, o evento registrou 13 conciliações bem-sucedidas, totalizando aproximadamente R$ 500 mil em acordos trabalhistas.

Uma das beneficiadas, trabalhadora que preferiu não se identificar, elogiou a iniciativa. “Meu processo estava parado há quatro anos na Justiça, não tinha esperança de receber agora. Estou muito satisfeita com o resultado, veio em boa hora. Para quem está nesta espera, é uma parceria muito boa, espero que consigam realizar mais vezes. O que as pessoas querem é uma solução”, enalteceu a reclamante.

Foram selecionados 56 processos para conciliação, representando 60 trabalhadores e 79 empresas – entre contratantes e terceirizadas. Considerando as ausências não-justificadas, houve 27% de acordos realizados. O presidente do Consurt, Daives Carlo de Souza Alvarenga, comemorou o resultado do Movimento Conciliatório da Indústria, mas pretende melhorar o número nas próximas edições.

“Estamos propondo uma nova cultura, que privilegia o diálogo em detrimento da judicialização de conflitos. Observamos pontos que podem ser aperfeiçoados, como o nível de detalhamento dos casos e a autonomia dos profissionais durante a conciliação. São ajustes simples, que certamente vão dirimir conflitos e ampliar o percentual de acordos nas próximas edições”, ponderou Alvarenga.

O 1º Movimento Conciliatório da Indústria foi realizado no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas na Justiça do Trabalho (CEJUSC-JT), do TRT-ES, entre os dias 27 e 29 de novembro.

Publicado: 13/12/2018