Confira os destaques econômicos da semana (19/04/2021 a 23/04/2021)
Na segunda-feira (19), o Banco Central publicou o Boletim Focus que aponta as expectativas de mercado mais recentes. Em relação à semana anterior, as estimativas de crescimento do PIB para 2021 contraíram de 3,08% para 3,04%, sendo a 7ª semana consecutiva de queda. Para a produção industrial, as estimativas recuaram de 5,39% para 5,06%. Outro destaque no Boletim desta semana é a continuidade do avanço das expectativas da inflação para 2021, que passaram de 4,85% para 4,92%. A previsão da taxa Selic se manteve constante em 5,25% para o encerramento do ano. As expectativas em relação à taxa de câmbio para o final de 2021 aumentaram em relação à semana anterior, passando de R$/US$ 5,37 para R$/US$ 5,40.

Também na segunda-feira, o Banco Central divulgou o indicador de atividade econômica para o Brasil, o IBC-Br, e o indicador regional para o Espírito Santo, o IBCR-ES. Em fevereiro de 2021, a atividade econômica cresceu 1,70% no Brasil e 2,49% no Espírito Santo em relação a janeiro de 2021. Com relação a fevereiro de 2020, o IBC-Br avançou 0,98%, enquanto o IBCR-ES contraiu -0,11%. Apesar desses resultados positivos para a atividade econômica no país, no acumulado em 12 meses, o IBC-Br registrou uma queda -4,02%, influenciado pelos recuos acumulados na indústria (-4,3%), no comércio varejista ampliado (-2,3%) e nos serviços (-8,6%). No Espírito Santo, o IBCR-ES acumulou queda de -3,93% em 12 meses até fevereiro, influenciado pelas contrações na produção industrial (-14,1%) e no volume de serviços (-7,0%), ao passo que as vendas no comércio varejista restrito e ampliado amentaram 4,1% e 3,6%, respectivamente, em relação ao mesmo período anterior.

Após um ano de início da pandemia de Covid-19 no país, os indicadores do Banco Central para o Espírito Santo e Brasil ultrapassaram o nível observado de fevereiro de 2020. Apesar dessa boa notícia, de acordo com o IBCRES, o estado continua com taxas negativas no acumulado em 12 meses desde agosto de 2019, fechando o ano de 2019 em -2,76% e 2020 em -4,32%. Para o país, nesta mesma base de comparação, o IBC-Br segue registrando queda na atividade econômica desde abril de 2020.

Na terça-feira (20) foram conhecidos os números da arrecadação federal de março1 . No acumulado de janeiro e fevereiro, a Receita Federal arrecadou R$ 450,3 bilhões, aumento real de 5,64% em relação ao mesmo período do ano passado. Este foi o melhor desempenho para um primeiro trimestre de ano desde o início da série histórica em 1995. Ademais, o resultado dos três primeiros meses de 2021 é explicado pelos aumentos de arrecadações do Imposto sobre Produtos Industrializados (28,70%), Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica (22,06%), da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (7,07%) e para o PIS/PASEP (6,72%) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (15,58%).

Na quinta-feira (22), o Ideies/Findes divulgou o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) para o Espírito Santo de abril. Neste mês, o ICEI-ES registrou 50,0 pontos, devido à queda de 5,3 pontos na passagem de março para abril. Com esse resultado, o ICEI-ES se localiza exatamente na linha divisória dos 50 pontos, que divide confiança e falta de confiança. A queda da confiança observada desde janeiro tem sido influenciada pelo cenário atual da pandemia. A preocupação do empresário com o avanço da Covid-19 e as medidas restritivas para conter a contaminação provocaram uma maior disseminação da percepção de piora das condições atuais de negócios. Além disso, este movimento foi acompanhado por expectativas menos otimistas entre os industriais capixabas pesquisados3 .

Também na quinta-feira (22), o Presidente da República sancionou com vetos a Lei Orçamentária Anual (LOA) referente a 2021. O Ministério da Economia havia apontado a necessidade de recomposição de R$ 29 bilhões nas despesas para cumprir o teto de gastos. Em acordo entre o Executivo e o Congresso, o Presidente da República vetou um montante de R$ 19,8 bilhões de dotações orçamentárias e também foi realizado um bloqueio adicional de R$ 9 bilhões, como autorizado pelo art. 62, §3º da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)4 . O prazo para a aprovação da LOA 2021 terminava nesta quinta.
Fonte da Notícia: Portal da Indústria Publicado: 26/04/2021