Área do Associado:

Esqueci minha senha

Notícias

Seminário de Corrosão terá referência mundial em grafeno
 

Seminário de Corrosão, que acontece dia 11 de novembro, reunirá especialistas sobre aplicações e performance do grafeno na indústria

 

Desde a sua descoberta, em 2004, o grafeno tornou-se assunto objeto de interesse e debates por integrantes do setor industrial de todo o mundo. Em razão das ricas propriedades que possui, a implementação na indústria atrai adeptos, principalmente, pela alta condutividade térmica e elétrica, redução de peso, bem como pelo aumento de resistência mecânica. Ele, inclusive, oferece benefícios na redução de corrosão em materiais.

Para apresentar os benefícios do grafeno na indústria, bem como sua utilização para prevenção e diminuição da corrosão, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Espírito Santo (Sindifer) realiza o 6º Seminário de Corrosão, no dia 11 de novembro, às 14h30, Online. A Palestra Magna será ministrada pelo pesquisador da Universidade Nacional de Singapura (NUS) e CTO da empresa 2DM, Dr. Ricardo Oliveira, com o tema "Aplicações de Grafeno na Vida Real".

O evento discutirá as aplicações do elemento como aditivo na transformação e melhoria dos produtos, visto que a identificação de um grafeno de qualidade é, sobretudo, fator essencial na implementação de performance. Muito do que é vendido como grafeno não entrega todos os benefícios, pela baixa qualidade e grande presença de impurezas químicas.

Ricardo Oliveira desenvolveu, em Singapura, uma tecnologia única de produção do grafeno, a partir da qual é gerada 1 tonelada da substância por mês, mediante tecnologia licenciada, o que viabiliza a venda de qualidade por um menor custo. Segundo o pesquisador, é muito fácil mostrar o valor adicionado ao produto quando é utilizado um grafeno de qualidade. "O Brasil é um país tropical de altas temperaturas, salinidade extrema, um dos locais mais agressivos do mundo para corrosão. A funcionalidade do grafeno em tintas e revestimento, por exemplo, é uma realidade", diz Oliveira.

O Seminário de Corrosão é realizado pelo Sindifer, por meio do Comitê de Corrosão, com patrocínio do Sebrae/ES e Sistema Findes. 

 

Serviço

6º Seminário de Corrosão: "Aplicações de Grafeno na Vida Real"

Dia: 11 de novembro, quinta-feira

Hora: 14h30

Inscrições e transmissão: https://seminariocorrosao.com.br/ 

Também transmitido pelo YouTube: www.youtube.com/c/sindiferes

 
Fonte da Notícia: Iá Comunicação Publicado: 09/11/2021
Sindifer -  Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo

Endereço Sede:

Rua Juiz Alexandre Martins de Castro Filho, nº 180 – Ed. Cesar Daher Carneiro, Santa Luiza - Vitória/ES - CEP 29045-250
Telefones: 27 3225-8457 - 27 3225-8821
E-mail: sindiferes@sindiferes.com.br
Findes

CNI
Site desenvolvido por Tribo Propaganda