Área do Associado:

Esqueci minha senha

Notícias

Findeslab e EDP realizam roadshow de inovação aberta para empresas e startups

Já pensou em inovar o seu negócio ou serviço no setor elétrico, porém não sabe como? Essa oportunidade é para você que deseja entender um pouco mais sobre o assunto.

O Findeslab e a EDP promovem um roadshow para falar de inovação aberta, e permitir que empresas e startups conheçam as principais iniciativas desenvolvidas por cada uma. Em pauta, também estará a parceria entre elas no Programa Findeslab de Empreendedorismo Industrial.

O evento é presencial e acontece na próxima quinta-feira (03), às 9h, no Auditório da Findes, localizado no 9º andar da sede da Federação, em Vitória.

Atento aos protocolos de segurança, como a quantidade máxima de pessoas no espaço, as vagas são limitadas. Os interessados podem fazer a inscrição abaixo.

INSCREVA-SE AQUI - VAGAS LIMITADAS

O bate-papo do dia será conduzido pela gerente de Inovação do Findeslab, Naiara Galliani, que vai compartilhar mais informações sobre o Programa de Empreendedorismo Industrial. Na oportunidade, participarão ainda a presidente da Findes, Cris Samorini, e o vice-presidente Paulo Baraona, destacando a atuação da Findes no Estado.

O evento vai contar também com a presença de Ana Paula Marques, membro do Conselho Executivo do grupo EDP Energias de Portugal; João Marques da Cruz, CEO da EDP Brasil; e Carlos Andrade, vice-presidente de Comercialização, Estratégia e Crescimento da EDP Brasil. As autoridades presentes da empresa vão apontar os pilares, atuação e projetos voltados para a inovação no setor elétrico.

Pitch 

As startups que participam do Programa de Empreendedorismo Industrial com a EDP farão uma apresentação de pitch. O objetivo é apresentar um pouco sobre os projetos sugeridos para a empresa.

Para o Desafio 1 denominado “Recenseamento do Parque de Iluminação Pública”, serão apresentados os pitchs das startups Dispor Energia e Robotictech. E o Desafio 2, “Identificação de redes de distribuição de média tensão em zonas de mata por imagem via satélite”, os das startups Deep Ambiente e TerraQ.

Sobre o Programa

Em 2021, foi lançado o terceiro ciclo do Programa de Empreendedorismo Industrial do Findeslab. A iniciativa de inovação aberta recebeu 153 inscrições. Ao todo, startups de 14 estados mostraram interesse em solucionar um dos 18 desafios propostos pelas nove grandes empresas parcerias – ArcelorMittal, Banestes, Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), EDP, Fortlev, ISH, Samarco, Unimed e Vale.

As propostas passaram por um processo de avaliação, que levou em conta questões como a aplicabilidade da ideia, seu grau de inovação e sua proposta de valor, e apenas 56 seguiram para a fase de entrevistas.

Dessas, 28 startups seguiram na disputa para a etapa Conceito, que iniciou com o Day One. Nesta etapa, as startups elaboraram os planos dos projetos, com o conceito e as tecnologias envolvidas. A apresentação do projeto foi no Demo Day, realizado no dia 20 de janeiro.

resultado final com a relação das startups selecionadas para desenvolver as soluções propostas para os desafios das empresas parceiras desta edição foram divulgados no último dia 27 de janeiro.

O terceiro ciclo do Programa contou com o apoio da Persora, empresa que mapeou a cultura e os perfis comportamentais dos colaboradores das startups e empresas parceiras envolvidos no programa.

Recursos

As nove corporates envolvidas contribuíram para a mobilização dos cerca de R$ 6 milhões para o desenvolvimento das soluções, assim como o Senai Nacional, por meio da Plataforma de Inovação para Indústria, e o Senai ES.

Agora, cada projeto selecionado receberá até R$ 200 mil em recursos financeiros. Durante um ano, elas terão acesso à rede de mentores e especialistas para apoio no desenvolvimento do projeto, além de acesso ao coworking e apoio dos laboratórios do Findeslab. O Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Eficiência Operacional e outros institutos da rede atuarão em conjunto às startups para concepção e desenvolvimento de protótipos.

Fonte: Findes - Fernanda Gomes

Publicado: 02/02/2022
Sindifer -  Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo

Endereço Sede:

Rua Juiz Alexandre Martins de Castro Filho, nº 180 – Ed. Cesar Daher Carneiro, Santa Luiza - Vitória/ES - CEP 29045-250
Telefones: 27 3225-8457 - 27 3225-8821
E-mail: sindiferes@sindiferes.com.br
Findes

CNI
Site desenvolvido por Tribo Propaganda