Reuniões reforçam interlocução da findes com vale e fortalecem cadeias de fornecedores

Com o objetivo de fortalecer a interlocução entre a Vale e empresas fornecedoras, desde agosto de 2021, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) – por meio da Gerência de Acesso ao Mercado – realizou sete reuniões e um workshop.

Os encontros foram fundamentais para debater pautas como negociações contratuais, políticas de preços de insumos, aproximação com a cadeia de fornecedores, entre outros pontos que contribuem para fortalecer a competitividade das indústrias.

Um exemplo foram as negociações relacionadas à greve de trabalhadores, em dezembro, que trouxeram reflexos significativos para três sindicatos industriais (Sindifer, Sinduscon e Sindicopes). Juntas, as entidades representam mais de 5,2 mil indústrias no Estado e empregam, aproximadamente, 70,6 mil trabalhadores, segundo o Ideies.

Além de aumentar a interlocução com a companhia, a Federação realiza e planeja rodadas de negócios, que contribuem para dar visibilidade e ampliar a participação das empresas capixabas nas compras realizadas pela mineradora e também no mercado como um todo.

Este volume de compras de empresas locais no ES chegou a R$ 2,5 bilhões em 2020, valor que representa, aproximadamente, 59% do volume total de compras para as operações da mineradora no ES.

Fonte: Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes)