Tecnologia verde na fabricação de autopeças é uma das atrações da Automec 2013
No estande da Metalpó serão mostradas as vantagens e os diferenciais das peças sinterizadas produzidas por meio da metalurgia do pó, cujo processo chama a atenção pela questão ambiental e oportunidade de redução de custos. A oferta vai dos componentes sinterizados e pós metálicos até a linha tradicional e completa de fornos industriais, materiais refratários e de automação de equipamentos e serviços de tratamento térmico em geral.
No maior evento de negócios do setor de reposição da América Latina, a Metalpó vai mobilizar e deixar à disposição dos profissionais do mercado de autopeças e montadoras, técnicos e engenheiros para mostrar as vantagens, viabilidade e aplicação das peças e componentes sinterizados na indústria automotiva.
A metalurgia do pó tem um enorme espaço para crescer no Brasil. Basta citar que um carro produzido em território nacional possui, em média, 12 quilos de componentes sinterizados, enquanto nos EUA, são 25 quilos por veículo, em média. Esse é, entre outros, um fator importante na composição do custo do automóvel e, por outro lado, uma redução importante no peso e, consequentemente, no desempenho e no consumo de combustível. Além do segmento automotivo, os componentes sinterizados já estão presentes há tempos em motores elétricos, computadores, eletrodomésticos, copiadoras, fechaduras e vários outros equipamentos do nosso dia a dia.
Com ferramentaria própria, a Metalpó fabrica, anualmente, cerca de 120 milhões de peças sinterizadas e 600 toneladas de pós metálicos não ferrosos. Os pós metálicos não ferrosos produzidos pela empresa são fornecidos especialmente para os segmentos de sinterizados, ferramentas diamantadas e fricção.
Tecnologia verde - O setor automotivo é o principal destino das peças sinterizadas da Metalpó. Elas podem ser encontradas em amortecedores, bombas de direção hidráulica e de óleo e sistemas de freios e câmbio. Além disso, há a previsão de novos desenvolvimentos que vão tornar viável o aumento da utilização de peças sinterizadas no motor e nos sistemas especiais de transmissão dos tão aguardados motores de veículos híbridos e elétricos.
Uma das principais vantagens da metalurgia do pó é a questão ambiental. No processo de produção das peças sinterizadas, gasta-se menos energia e as perdas de material são mínimas, preservando cerca de 95% da matéria prima original na composição do produto final.