Curso da CNI ensina empresários a identificar oportunidades e reduzir ônus dos impostos
Os empresários precisam participar mais diretamente do processo de gestão tributária de seus negócios. Essa é uma das orientações do curso “Como pagar menos impostos?”, promovido em todo o país pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com federações e sindicatos industriais. O objetivo do programa é fortalecer a representação empresarial e incentivar o associativismo.
De acordo com Vicente Sevilha, consultor do PDA, é arriscado os empresários não se envolverem com a gestão tributária, pois os custos com tributos estão entre os maiores das empresas. Chegam a quase 40% do faturamento. “Em geral, empresários e gestores acham que basta um bom contador para lidar bem com tributos. Mas esses profissionais podem deixar passar oportunidades de fazer um bom planejamento tributário”, destaca. “A solução é que os empresários estejam atualizados com as regras tributárias”.
O objetivo do curso não é tornar o empresário um especialista em tributos, mas possibilitar que ele compreenda melhor o sistema tributário para que possa identificar oportunidades de reduzir legalmente o ônus dos impostos. O curso mostra como funciona cada um dos três principais regimes tributários que as empresas podem adotar: o Lucro Real, o Lucro Presumido e o Simples Nacional. “Ao sair do curso, o empresário sabe o que fazer para identificar qual o melhor regime tributário para o seu negócio”, afirma Sevilha.
O consultor diz que um erro que as empresas costumam cometer é copiar o que outras empresas fazem. “Nisso existem muitas armadilhas. Muitas empresas estão no modelo tributário errado e pagam mais impostos por isso”, alerta.
Outra dica de Sevilha é para as empresas estarem atentas aos créditos tributários oferecidos para alguns setores, que possibilitam recuperar posteriormente impostos pagos em insumos e produtos, por exemplo. “Muitos empresários, por falta de conhecimento, acabam abrindo mão desses créditos”, diz.
ASSOCIATIVISMO EMPRESARIAL
Além de informações para melhorar a gestão tributária, os cursos do PDA incentivam as empresas a atuar coletivamente, por meio da participação no Sistema de Representação da Indústria, composto por 1.300 sindicatos, 27 federações e pela CNI.
Sevilha destaca que, quando o governo estabelece políticas e regras tributárias, muitas vezes as cria afastadas da realidade do ambiente de produção, o que torna difícil e onerosa sua implantação pelas empresas. “Ao participar do sindicato que representa o setor, o industrial consegue manifestar suas dificuldades e sugerir mudanças”, explica o consultor. “E as manifestações coletivas são muito mais ouvidas pelo governo do que as de um empresário individualmente.”
Para exemplificar a importância da atuação coletiva, Sevilha conta que recentemente o governo atendeu à reivindicação do setor industrial e aumentou o limite de faturamento para empresas que querem fazer o recolhimento de impostos pelo regime do Lucro Presumido. A partir de 2014, poderão entrar nesse modelo empresas que faturam até R$ 72 milhões. Hoje o teto é de R$ 48 milhões. “O sistema de representação da indústria defende várias propostas para aumentar a competitividade do setor e todas as indústrias podem ajudar trazendo experiências e ideias”, afirmou Sevilha.
Criado pela CNI em 2007, o Programa de Desenvolvimento Associativo pretende fortalecer a representação empresarial e incentivar o associativismo. O curso “Como pagar menos tributos?” foi iniciado em agosto de 2012 e, até agora, capacitou cerca de 800 participantes, em 23 turmas em 11 estados. A previsão é que, até outubro deste ano, mais 1.320 pessoas participem das 33 turmas previstas. No Espirito Santo foram realizadas 03 turmas do curso, nos escritórios regionais da FINDES em Linhares, Anchieta e Venda Nova do Imigrante. Totalizando 107 participantes.