O evento aconteceu no dia 29 de abril, no auditório do Sindifer e contou com palestrantes renomados do setor
“Edifícios com conceitos de sustentabilidade saem na frente”, essa foi à mensagem do engenheiro Fernando Simon Westphal, no seminário “Conforto Ambiental – Térmico e Acústica em Caixilhos de Alumínio e Vidros”, que aconteceu no último dia 29, no auditório do Sindifer. O evento contou ainda com a palestra do empresário e presidente do Conselho da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica), Edson Claro de Moraes.
O anfitrião do evento, engenheiro e diretor da Alunobre Industrial, Paulo Jose Garayp, abriu o seminário ressaltando as competências dos palestrantes. “Trouxemos hoje dois grandes especialistas em acústica, sustentabilidade arquitetônica e eficiência energética de edificações para que os capixabas possam ter acesso as novidades do mercado”, o empresário e diretor do Sindifer ponderou ainda sobre o momento especial da sua empresa. “A Alunobre completa 30 anos trazendo inovações para o mercado e agregando tecnologia aos seus produtos”, comemorou Garayp.
Na palestra “Vidros para Fachadas”, Fernando Westphal destacou que na busca por eficiência e agilidade das obras, as fachadas de vidro são viáveis e atraentes. “Elas proporcionam maior contato visual para o ambiente externo, maior agilidade na execução da obra, custo acessível e facilidade de manutenção”.
O engenheiro acrescentou que o vidro contribui para o melhor desempenho energético da edificação à medida que filtra a radiação solar de acordo com a necessidade do projeto. “Um vidro escuro pode barrar o calor, mas também diminuir o aproveitamento da luz natural”, ressaltou.
Já na palestra “Acústica na Prática”, Edson Moraes lembrou que o ponto mais importante em termos de performance acústica de vidros é a espessura. “Quanto mais grosso for o vidro, mais isolante ele será, principalmente nas baixas frequências. Nesse sentido, o vidro laminado é ótimo nas baixas frequências. O vidro duplo, por sua vez, apresenta grandes benefícios no isolamento das altas frequências”, destacou Moraes.
Engenheiros, arquitetos, empresários e estudantes lotaram o auditório do Sindifer e tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e agregar novos conhecimentos.
© 2025 SINDIFER - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo - Todos os direitos reservados.