Diretor-presidente da Samarco realiza agendas no Espírito Santo
Rodrigo Vilela encerrou ontem (18/04) as primeiras agendas institucionais no Espírito Santo como novo diretor-presidente da Samarco. O objetivo foi fortalecer a relação com representantes dos poderes executivo estadual e municipal e entidades, além de reafirmar o empenho da diretoria em cumprir todas as etapas dos processos de licenciamento ambiental necessários para que empresa volte a operar.
Dentre os encontros realizados, destacam-se as agendas com o governador Paulo Hartung, com as secretarias de Estado de Desenvolvimento, de Fazenda, de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), além de entidades como a Findes, o Espírito Santo em Ação, e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (Sindifer). Vilela também se reuniu com os prefeitos de Anchieta e de Guarapari, Fabrício Petri e Edson Magalhães, respectivamente.
“Reforçamos o compromisso da Samarco com o Espírito Santo. Também tivemos a oportunidade de agradecer, mais uma vez, o apoio para que a empresa volte a operar”, destacou o diretor-presidente.
Também participaram dos encontros, o gerente-geral de Operações de Ubu, Sérgio Mileipe, a gerente de Comunicação e Relacionamento Institucional, Rosangela Santos, e o coordenador de Relacionamento Institucional, Rodolpho Samorini.
Sobre a Samarco
A empresa possui 40 anos de existência e conta com clientes em cerca de 20 países. Com uma capacidade produtiva de 30,5 milhões de toneladas de pelotas de minério de ferro por ano, a empresa chegou a empregar 6 mil pessoas, sendo 3 mil direta e 3 mil indiretamente. Em 2014, a empresa contribuiu com R$ 1,8 bilhão em tributos (municipal, estadual e federal). E, em 2015, a empresa faturou R$ 6,4 bilhões, se posicionando como a 12ª maior exportadora do Brasil. Desde o rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015, as operações do Complexo Minerário de Germano, dos minerodutos e do Complexo Industrial de Ubu estão paralisadas, e as atividades se restringem à conservação dos ativos e obras para melhorar a segurança operacional, reparar, recuperar e controlar os impactos causados pelo rompimento.
Breve perfil do novo diretor-presidente da Samarco, Rodrigo Vilela
Com 47 anos, Vilela é graduado em engenharia metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e possui MBA em Gestão Empresarial e em Gestão de Negócios, pela Fundação Dom Cabral, com especializações internacionais na Kellogg School e na Universidade de Cambridge. Possui 25 anos de experiência no setor de mineração e na gestão operacional de grandes empresas globais como Anglogold Ashanti, Anglo American, BHP e Vale.
O novo presidente (ele assumiu em abril deste ano) dá continuidade aos esforços da empresa em retomar as suas operações. O foco de atuação de Vilela continuará sendo trabalhar diligentemente junto às autoridades para obter as licenças que permitirão a retomada das operações da empresa.
Vilela ingressou na Samarco em outubro de 2016, com o desafio de liderar as obras de reforço das estruturas remanescentes de Fundão e construção de um sistema de contenção de rejeitos. Também em sua gestão, foi concluída a implementação do Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI), com base nos aprendizados obtidos após o rompimento da barragem.
O executivo dedicou-se ao planejamento de prontidão operacional, que visa fazer a manutenção e preparar as unidades para o retorno da empresa. Desde dezembro de 2017, responde pela área de projetos, que inclui o núcleo de licenciamento ambiental e estratégico da retomada da organização. Enquanto as operações não retomam, Rodrigo acumulará o cargo de presidente interino com o de diretor de Operações e Projetos.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Samarco