O presidente do Sindifer, Manoel Pimenta, afirmou, no encerramento da IX Mec Show, que o evento alcançou um sucesso inédito visto que o público de mais de 18.000 pessoas foi recorde em relação às edições anteriores. O movimento de negócios gerado ainda está por ser apurado pela coordenação da mostra mas o dirigente sindical ressaltou o clima de otimismo que se verificou nos quatro dias em que a feira, o grande momento do setor metalmecânico capixaba, aconteceu no Pavilhão de Carapina. Pimenta mencionou um episódio em particular que também foi significativo: o da homenagem ao vice-presidente de Operações da ArcelorMittal, Jorge Luiz Ribeiro de Oliveira, destacando o fato de que o executivo ressaltou a ênfase que confere ao capital humano da empresa. “Para além de tecnologia e equipamento, o que leva uma empresa ao sucesso é a motivação das pessoas”, observou Manoel Pimenta. Ele observou que, apesar do padrão tecnológico avançado e a cristalização de uma cultura de inovação, a atividade industrial brasileira ainda se ressente de baixo indice de qualificação, com o que ainda oferece muito risco para as pessoas que nela atuam.